Você ainda vai ouvir falar muito sobre o assunto. Retailtech é a denominação que vem sendo utilizada para segmentar as startups que tem suas soluções voltadas para o mercado de varejo e consumo, assim como você já deve ter ouvido falar de fintechs (mercado financeiro), ou agrotechs (agronegócio).

Não é fácil para o varejo entender esse novo mercado de possibilidades. No meio do que é chamado de “ecossistema”, há de tudo: Empresas ainda “não maduras” em soluções de mercado, com pouca capacidade de atender varejistas de médio ou grande porte, preços longe da realidade do varejo brasileiro, ou pior ainda, empresa guiadas por gente que nunca respirou o ar do mercado para se aventurar a resolver os seus problemas. Encontrar uma startup que tenha boa solução de mercado e na prática consiga lhe atender tem sido como encontrar uma agulha no palheiro, e pior, tem sido uma demanda paralela às necessidades cotidianas das empresas, o que dificulta ainda mais essa busca.

Há pouco mais de seis meses, me tornei sócio-diretor de uma grande e tradicional consultoria do mercado, onde utilizarmos a experiência do grupo, somando-se ao conhecimento de mercado e ecossistema de startups, além de uma série de investidores-anjo, para selecionarmos as melhores empresas hoje disponíveis no Brasil como retailtech, e que atendem à premissas básicas para que tenham sucesso em seus negócios. Queremos ajudar o mercado de retailtechs a ganhar o merecido protagonismo e serem a alavanca de produtividade que o mercado varejista há anos busca, sem respostas adequadas, ou ainda, com respostas fora de seu alcance.

Como há uma infinidade de matérias que citam startups que se relacionam com o varejo a todo momento, essas são algumas startups que eu pessoalmente assino embaixo, e que você não só pode, como deve imediatamente conhecer, pois estão criando resultados incríveis em seus clientes.

São elas:

OUVI ( www.ouvi.com.br ) – De uma maneira simples de explicar, mobile vouchers, ou cupons digitais, que funcionam em campanhas ON e OFFLINE. De outro modo, a melhor maneira para sua empresa entender o retorno de seus investimentos em mídia e promoção, ou quais são os canais que criam um maior engajamento com seus consumidores. Hoje a ferramenta utilizada por grandes players do mercado, uma pesquisa utilizando como base mais de 100 campanhas gerenciadas pela Ouvi, constatou que mais de 50% do investimento em mídia hoje não tem retorno nenhum ao varejista. Isso mesmo, retorno zero. Imagine o que você poderia fazer hoje por sua empresa, tendo que investir apenas 50% do que investe hoje em mídia, sem abrir mão dos resultados?

MEU ATENDIMENTO ( www.meuatendimento.com.br ) – Finalmente uma empresa que conseguiu resolver de uma vez por todas as famigeradas “lista da vez” rabiscadas, rasuradas e difíceis de serem compiladas e computadas (e muito menos analisadas) pelos varejistas. Com apenas 8 segundos (!), e com simples toques, a informação de não-venda é computada, e administrada, criando insights únicos ao negócio. Já são mais de 40 marcas hoje utilizando a solução no Brasil e em franca expansão, em modelo SaaS (Software as a service), o que significa de maneira simples e prática, contratou, usou.

EXPERIENCE BOX ( www.experiencebox.com.br ) – O primeiro cliente que sua marca deve conquistar deve ser seus funcionários e fornecedores, correto? Spin-off da PetiteBox, startup que se tornou líder e referência no mercado de assinatura de produtos, no caso infantis, atendendo uma base de mais de 10.000 pais e mães em mais de 100.000 entregas realizadas, a Experience Box trabalha proporcionando experiências que melhoram o relacionamento entre colaboradores, clientes e fornecedores. Caixas de experiência para nascimentos, aniversários de empresa, kits de viagens, welcome kits, entre outros são alguns dos temas. A startup atende desde o briefing do projeto, passando pela curadoria dos produtos, negociação, compra, armazenamento (picking), operação, despacho e verificação das entregas, atendendo a clientes de médio e grande porte do mercado. A empresa acaba de entrar para o ranking das TOP 10 Retail da 100 Open Startups.

DELIVERY2ME ( www.delivery2me.com.br ) – Para restaurantes, lanchonetes, bares e até mesmo hotéis, uma maneira rápida e prática de se conectar digitalmente aos seus consumidores. Se você por exemplo sempre pede pizza no mesmo lugar, por que não usar um app da sua pizzaria favorita, que pode lhe oferecer descontos e até mesmo prêmios por sua preferência, ao invés do padrão do mercado? Longe das altas taxas, e utilizado como em paralelo com os aplicativos de mercado, permite que você não somente atenda à pedidos do tipo delivery de forma eletrônica e assertiva, como também permite que seus clientes possam utilizar seu cardápio, pedir por seus pratos, e até mesmo pagar ou rachar a conta (!) utilizando o app mesmo quando estejam em seu estabelecimento, transformando o papel dos garçons e melhorando significativamente as vendas e a qualidade de atendimento.

SEND4 ( www.send4.com.br ) – A empresa eleita a campeã do Start me UP 2017, concurso que acontece dentro do Latam Retail Show, assim como também escolhida para o TOP 10 Retail da 100 Open Startups, oferece uma maneira incrível para solucionar o problema de clique e retira das empresas, tornando qualquer estabelecimento em um ponto de recebimento e retirada de mercadorias. De outro modo, a empresa está nesse momento lançando uma incrível solução que otimiza o problema de trocas das compras online, usando a rede de pontos de retira hoje criada, e reduzindo consideravelmente a jornada, tempo e esforço do consumidor (e da marca, reduzindo as etapas do processo) na hora da troca, melhorando a qualidade de satisfação e atendimento mesmo na hora da devolução.

Um grande abraço e boas vendas,
Caio Camargo

Leia a matéria original em: Administradores

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PortugueseEnglishSpanish